QUEM ESTÁ EM CRISTO
4º dia de jejum
Romanos 8:1, 24-28

Você sabia que tudo é para o meu bem? Quantas coisas acontecem ao nosso redor que aparentemente está dando errado, e pensamos: estou sendo castigado por algum motivo, ou algum pecado que cometi.

Com toda certeza o pensamento não é estou sendo castigado, mas estou sendo corrigido, por que castigo é para os escravos, mas a correção é para os filhos.

1.      Romanos 8:1 “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”
a.      Quando estou em CRISTO, estou dentro dele, ELE me comtem, e eu estou contido nele, “lugar, tempo ou estado”. Estou dentro dele.
b.      Nele não há condenação.
c.       Nele não trevas – falta de conhecimento, falta de entendimento.
d.      Nele esta a luz dos homens – conhecimento, verdade, pureza, santidade, existência, vida.
e.      Ele é o verbo vivo – palavra ativa que traz a existência, o que não existe.

2.      (vv.24) “Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera?[1]
a.      A salvação é certeza da fé – espero, muito embora não veja, mas espero por que creio.
b.      A esperança não desaponta, não traz confusão, ela é uma certeza, uma convicção.
c.       Fomos está no passado, por já era esperado que você e eu tomássemos uma decisão por CRISTO. Estamos salvos, por que estamos nele, e isso é um processo de santificação.

3.      (vv.25) “Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.”
a.      Aguardar com paciência. Um pequeno exercício de fé que produz santidade! Por quê?
b.      Porque a paciência é um resultado produzido por quem passou pela tribulação e venceu.

4.      (vv.26) Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
a.    O espírito nos assiste em nossas fraquezas, em qualquer fraqueza. Ele é o complemento daquilo que falta. Ele é a suficiência em nossa deficiência ou insuficiência, é a capacitação, é o revestimento. Ele nos assiste, trabalha junto, como um companheiro.
b.    Aquilo que você não consegue expressar – ele consegue. Jesus disse que aquilo que não soubéssemos, ele nos ensinaria.

5.      (vv.27) E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.
a.      Ele sonda os corações, e sabe qual é a mente do Espírito – Ele é o ele de ligação entre nós e o nosso DEUS.
b.      Ele pega as nossas orações e as transformas.
c.       E ele começa um processo em nossas vidas de alinhar a nossa vontade, com a vintade de DEUS.

6.      (vv.28) Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
a.    Quando passamos por tribulações achamos que, dificuldades, problemas, conflitos e outras guerras espirituais são por que DEUS nos abandonou! Mas não é isso! É uma escola de santificação, de aprendizado e de eleição. São provas e elas foram designadas para sua vida para que você seja aprovado(a).
b.    Tudo o que você passar, se aprender a depender de DEUS pela fé – arte da paciência, você vai perceber que serviu pra lhe amadurecer. Vai perceber que todo sofrimento é passageiro e que depois de toda a guerra vem os despojos.
c.    Mas essa compreensão só se tem quando estamos em CRISTO. Do contrário chamaremos a isto de ocasionalidade, destino, carma, sorte ou coincidência.

Um pensamento (ou toque do Espírito) que me ocorreu hoje pela manhã:

“Não é o que eu faço que define quem eu sou. Mas, certamente o que eu sou define o que faço, o que penso e a forma como eu ajo e reajo as circunstancias da vida”.



----------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
Manaus, AM 04 de maio de 2012
IDPB Monte Horebe


[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Rm 8:24). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

Tributai ao Senhor

Porta nos céus

FILTRE BEM, PARA NÃO RETER O MAL Pr Calede Santana

Movimento da Rua Azusa