Quem crêr não será confundido


Quem crêr não será confundido
Romanos 10:9-13
6º dia de jejum

1. (vv.9) Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e  e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. f
Essa era a forma primitiva de confissão de fé. E acredito que essa é a única forma de confissão de fé.
a.       É com boca se confessa. Isso implica em ter que falar para que alguém ouça a sua voz. Por que falar? Para que todos saibam que você agora pertence ao SENHOR. Os anjos precisam ouvir, os homens precisam ouvir.
b.       É com o coração que se crê. Interessante que ressuscitar parece-nos algo impossível, uma loucura, mas se crermos com o nosso coração, sentimentos, emoções, seremos salvo. Jesus disse: que a boca fala do que está cheio o coração.

2.  (vv.10) Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.
a.       Quando um coração está cheio de fé, o que ele expressa? Alegria, paz, amor, dignidade, respeito, ...
b.       Como ele se expressa? Através da face, do sorriso, das palavras, dos gestos de carinho, de atitudes sábias. Sabe por quê? Por que um coração cheio de fé é um coração sem medo, ele tem convicções a respeito da sua salvação, e salvação não implica somente em eternidade, mas aplicasse no dia-a-dia, no processo de regeneração ou santidade. Daí a boca fala, o rosto fala, o sorriso fala, os gestos falam...

3.  (vv.11) Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. g
Este texto está em Isaias 28:16.
a.       Não será confundido, não ficará desiludido, decepcionado, não ficará em dúvidas, mas certezas e forças espirituais do céu o (a) possuirão.

4. (vv.12-13) Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. h Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. i[2]
a.       Quando você confessa a Jesus como seu único SEHOR E DEUS, Ele não faz acepção se você é rico ou pobre; Negro ou branco; asiático ou índio ... Ele simplesmente te recebe. Ele não relembra o seu passado, mas ele o eleva ao status de filho.
b.       Quando se crê com o coração a necessidade de invocar ao SENHOR é constante, por que você sente a presença dele, e palavras começam a fluir e você sente ELE falar em sua mente respondendo as perguntas que você faz a ELE ...

Conclusão:
1.       Existe uma forma sabermos se a salvação de DEUS está presente em nossas vidas. A salvação se manifesta em nosso comportamento diário. Ela fala:
a.       O que está em seu coração?
b.       O que tem saído de seus lábios?
c.       Como anda o seu humor?
d.       Como está o seu depósito de amor?
e.       Se você tem sido carinhoso, amoroso, perdoador?
f.        Seu medo tem sido maior que o poder de DEUS?
g.       Sua vontade tem sido maior que a vontade de JESUS?
h.       Pense e ore. Fale pro SENHOR falar a teu respeito neste momento.

--------------------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
Manaus, AM 06 de maio de 2012
IDPB Monte Horebe


e e 10.9 Fórmula primitiva de confissão de fé; ver Jo 20.28, n.
f f 10.9 At 16.31.
g g 10.11 Is 28.16.
h h 10.12 Gl 3.28; Cl 3.11.
i i 10.13 Jl 2.32. Na versão grega (LXX) da referida passagem, o nome de Deus se traduz como Senhor, nome que aqui se aplica a Cristo.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Rm 10:13). Sociedade Bíblica do Brasil.
e e 10.9 Fórmula primitiva de confissão de fé; ver Jo 20.28, n.
f f 10.9 At 16.31.
g g 10.11 Is 28.16.
h h 10.12 Gl 3.28; Cl 3.11.
i i 10.13 Jl 2.32. Na versão grega (LXX) da referida passagem, o nome de Deus se traduz como Senhor, nome que aqui se aplica a Cristo.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Rm 10:13). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA RESPOSTA PARA JESUS Pr Emídio dos Anjos

DEVOCIONAL COM O PASTOR JOÃO NUNES Dia 12 de abril de 2024

COMO É USADO O DÍZIMO EM NOSSA IGREJA?

ESPEREI COM PACIÊNCIA NO SENHOR Pr João Nunes Santana

DIA 03 BUSCANDO UM CORAÇÃO ATENTO A DEUS PR. JOEL SANTOS