Por que o fim da lei é CRISTO


Por que o fim da lei é CRISTO
Gálatas 2:19-20
15º dia de Jejum

19 Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, v  a fim de viver para Deus. x  Estou crucificado com Cristo; 20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. z  a[1]

1.       De que maneira nós fomos crucificados com Cristo?
a.       Do ponto de vista legal – DEUS nos olha como se tivéssemos morrido com Cristo.
b.       Os nossos pecados morreram com Ele, deixamos de ser condenados (Cl. 2:13-15).
13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, q  vos deu vida juntamente com ele, r  perdoando todos os nossos delitos; 14 tendo cancelado o escrito de dívida, s  que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; t15 e, despojando os principados e as potestades, u  publicamente os expôs v  ao desprezo, triunfando deles na cruz.[2]
c.       Em termos de relacionamento – nos tornamos um em Cristo, e sua experiências também são as nossas.
d.       Nossa vida cristã começou quando, morremos para a nossa vida antiga.(Rm 6:5-11).
5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, 6 sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, f  para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; g 7 porquanto quem morreu está justificado do pecado. h 8 Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, i 9 sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. 10 Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; j  l  mas, quanto a viver, vive para Deus. 11 Assim também vós considerai-vos m  mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. n[3]

2.       Em nossa vida cotidiana devemos regularmente crucificar a nossa carne:
a.       Nossas vontades e desejos pecaminosos que nos impedem de seguir a Jesus Cristo.
b.       Essa também é uma forma de morrer com ele. (Lucas 9:23-25).
23 Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará. r 25 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou a causar dano a si mesmo?[4]

3.       Não vivo mais eu, mas Cristo vivem em mim.
a.       O que quer dizer isso? Quer dizer que DEUS habita em minha vida.
b.       Que agora tenho a mente de Cristo, e não posso mais agir de forma emotiva, mas racional (Rm 12:2). Avaliando todos os lados, aprendendo, crescendo cada vez mais.
c.       Não sou mais dominado pela vontade da carne, muito em borá minha carne sinta vontade, não me permito mais ser dominado por ela.
d.       Não sou escravo do pecado.
e.       Não sou mais dominado pelo preconceito.
f.        Não sou dominado pela religião como seus dogmas e costumes humanos.
g.       Não sou dominado pelo que a sociedade me impõe.
5.       Cristo vive em mim! Por isso sou dominado pelo ESPÍRITO SANTO.
a.       O amor é o meu critério de avaliação. (1 Cor. 13:4-8)
b.       A paz é a minha bandeira.
c.       A fidelidade é o meu paradigma.
d.       A verdade norteia o meu caminho.
e.       A vida é a minha palavra de ordem.
f.        A fé o meu cotidiano – a minha forma de viver.
g.       ... que mais diremos, Cristo vive em mim, Cristo vive em você!

6.       Vivemos pela fé ...
a.       Não somos guiados pelo que nossos olhos vêem, mas pele visão que DEUS nos dá.
b.       Somos guiados pela vontade de DEUS. Por nosso propósito/desígnio. Perseguimos aquilo que DEUS escreveu para nós. Queremos viver todo projeto que ELE criou para nós.

Por que o fim da Lei é Cristo, pra justiça de todo o que crê. Na justiça que é pela fé no filho de DEUS.

----------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 15 de maio de 2012


v v 2.19 Mediante a própria lei, morri para a lei. Para se entender esta frase, deve-se levar em consideração o que Paulo diz em seguida: Estou crucificado com Cristo. O cristão morre com Cristo para o pecado e para a Lei, para viver uma nova vida (cf. Rm 6.3-11; 7.4-5). Pode-se dizer que essa morte foi por intermédio da Lei, enquanto Cristo foi condenado à morte em nome da Lei (cf. Jo 19.7; Gl 3.13).
x x 2.19 Rm 7.1-6,9-11.
z z 2.19-20 Gl 5.24; 6.14; cf. Rm 6.1-14; 8.10-11; Fp 1.21.
a 2.20 Gl 1.4; Ef 5.2; 1Tm 2.6; Tt 2.14.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Gl 2:20). Sociedade Bíblica do Brasil.
q q 2.13 Pela incircuncisão da vossa carne: Isto é, por serem pagãos (não-judeus), separados do povo de Deus.
r r 2.13 Ef 2.1-5.
s s 2.14 Usa-se a imagem de um escrito de dívida ou de uma nota promissória que foi anulada (cf. Mt 6.12).
t t 2.14 Encravando-o na cruz: A imagem é pouco clara. De todo modo, faz alusão à morte de Cristo na cruz. Ef 2.15-16; 1Pe 2.24; cf. 2Co 5.21; Gl 3.13.
u u 2.15 Os principados e as potestades: Ver Cl 1.16, nota z.
v v 2.15 Publicamente os expôs: Aqui, temos a imagem do desfile triunfal de um exército (ver 2Co 2.14-17, n.).
[2]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Cl 2:15). Sociedade Bíblica do Brasil.
j j 6.10 Uma vez para sempre: Cf. Hb 7.27; 9.26-28; 1Pe 3.18.
m m 6.11 Considerai-vos: O verbo grego é o mesmo que aparece no cap. 4 com o sentido de lançar na conta (ver Rm 4.3, n.). Não se trata de uma simples opinião e sim de que o crente reconheça que, pela sua união com Cristo, está realmente morto para o pecado, mas vivo para Deus (vs. 3-8).
n n 6.11 Paulo usa com freqüência a expressão em Cristo Jesus. Com ela se refere à obra de salvação que Deus realizou por meio de Cristo, especialmente na sua morte e ressurreição (ver Rm 3.24, nota u; cf. 1Co 1.30). Além disso, com esta expressão caracteriza toda a vida do crente, o qual, pela fé, se uniu à pessoa de Cristo, à sua morte e ressurreição e deve continuar vivendo unido a ele (cf. Rm 6.3-11; 1Co 1.9; Gl 3.27; Fp 1.1; Cl 1.4). Essa união com Cristo cria também a união entre os crentes (Rm 12.5; Gl 3.28). Desse modo, a vida eterna é uma vida em união com ele (Rm 6.23).
[3]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Rm 6:11). Sociedade Bíblica do Brasil.
r r 9.23-24 Mt 10.38-39; Lc 14.27; 17.33; Jo 12.24-25. Tome a sua cruz: Sobre o sentido desta frase, ver Mt 10.38,n.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (Lc 9:25). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

Tributai ao Senhor

Porta nos céus

FILTRE BEM, PARA NÃO RETER O MAL Pr Calede Santana

Movimento da Rua Azusa