O Amor
(1 Coríntios 13:4-8)
11º dia de Jejum

4O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, d  não se ufana, não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, e  não se exaspera, não se ressente do mal; 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;[1] (1 Coríntios 13:4-8)

Quantos poemas já foram escritos a respeito do amor? Quantas declarações já foram feitas por amantes apaixonados? Quanta vez já foi dito “eu te amo”? Milhares e milhares de vezes e em todos os idiomas. Porém somente uma pequena parte dos que disseram estavam falando a verdade. A grande maioria se referia a um sentimento de paixão e desejo, somente isso e nada mais. Daí um belo dia o encanto acaba, a beleza murcha, desfaz-se o encanto e thummm foi-se a paixão. O que resta então? Somente palavras ao vento que dizem, acabou-se o amor.

Nunca houvera amor. Sempre havia um sentimento baseado na troca, de compatibilidade de gênero ou de gênio, onde eu dou algo pra você e você me dá algo em troca. Onde você supre a minha necessidades emocional e física e supro você de segurança financeira e estabilidade. Quando isso fica escasso deixa de servir pra mim, então é hora de partir pra outra, ou outro ... e por ai vai.

1.       Paciente
a.       Exerce a paciência. Suporta as bobagens. Suporta as tribulações.
2.       Benigno / bondoso
a.       Pensa o bem, deseja o bem
3.       Não arde em ciúmes
a.       Não é ciumento, briguento, mandante, quer ter o controle de tudo o tempo todo. Não é alguém controlador (a).
4.       Não se ufana / gabar – orgulhoso
a.       Não tenta tirar proveito, orgulhoso
5.       Não é soberbo / vaidoso
a.       ...
6.       Não é inconveniente / grosseiro
a.       ...
7.       Não procura seus interesses / egoísta
a.        
8.       Não se exaspera / fica irritado
a.        
9.       Não se ressente do mal / não guarda mágoas
a.        
10.   Não se alegra com a injustiça / quando alguém faz algo errado
a.        
11.   Mas alegra-se com a verdade / mas se alegra quando alguém faz o que é certo
a.        
12.   Tudo sofre / nunca desiste
a.        
13.   Tudo crê /
a.        
14.   Tudo espera / esperaça
a.        
15.   Tudo suporta / paciencia
a.        
16.   O amor jamais acaba / é eterno

Depois deste breve relato, qual sua opinião sobre o amor? Você acha que o amor é uma fogueira, que arde e encendeia a candeia do coração, um sentimento mais profundo, mais bonito neste mundo ...?

O amor vai além disso! Vai além da compreensão mundana de meros sentimentos. Parte de uma tomada de decisão, e vai além. Vai do doar-se sem esperar nada em troca ao morrer sem reconhecimento. Será que estamos prontos para algo tão especial e divino como o amor? Será que nossa compreensão está pronta pra algo tão sublime?

O amor é uma pessoa! Essa pessoa chama-se JESUS CRISTO. Jesus disse: Por isso aqule que está em mim e eu nele esse frutifica. O meus discípulos serão conhecidos quando amarem uns aos outros.

-----------------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, Am 11 de Maio de 2012


d d 13.4-7 Não arde em ciúmes: Os vs. 4-7 louvam atitudes contrárias às de alguns coríntios, mencionadas nos caps. anteriores.
e e 13.5 Não procura os seus interesses: Cf. Fp 2.4.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (1Co 13:8). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

Tributai ao Senhor

Porta nos céus

FILTRE BEM, PARA NÃO RETER O MAL Pr Calede Santana

Movimento da Rua Azusa