ENRIQUECIDOS


ENRIQUECIDOS

1 Co 1:4-9
8º dia de jejum

Introdução
Paulo escreveu a Primeira Carta aos Coríntios a fim de tratar de várias questões que estavam causando dificuldades para os cristãos de Corinto. Havia problemas a respeito de doutrinas, de comportamento nos cultos de adoração e questões práticas a respeito da vida cristã, especialmente a maneira de os cristãos se relacionarem com os pagãos. Os problemas eram tão sérios que, finalmente, os coríntios escreveram uma carta a Paulo pedindo a sua opinião sobre vários assuntos [1]

História
Corinto era a capital da província romana de Acaia, uma grande e próspera cidade, famosa por sua cultura, seu comércio e também por sua imoralidade. Era tanta a imoralidade dos coríntios, que o verbo “corintianizar” começou a ser usado para dizer “cometer imoralidade”. Era também uma cidade religiosa: havia pelo menos doze templos na cidade, inclusive o de Afrodite, a deusa do amor; o de Asclépio, o deus das curas; e o enorme templo de Apolo, construído no sexto século a.C. Havia também uma sinagoga de judeus. Por isso, a pequena minoria cristã da cidade enfrentaria dificuldades em manter firme a sua fé em Cristo Jesus e viver uma vida digna de seguidores de Jesus.[2]
  
1. (vv.4) Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus;
a.       Paulo era sempre agradecido a DEUS pelas pessoas que estavam próximos a ele, seus irmãos em CRISTO.
b.       Como nós somos em relação aos nossos irmãos? O que falamos deles para o SENHOR?
c.       Será que temos uma palavra de ânino para dar a eles?

2.  (vv.5-6) porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; 6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós.
a.       Paulo afirma que em tudo os irmãos foram enriquecidos, riquezas em abundância.  Porém a riqueza que Paulo se refere, são palavra, conhecimento e o tipo de carater que os irmãos de Corinto tinham.
b.       O que Paulo encherga como valores, palavra (λογος), conhecimento (γνωσις ) e testemunho, muitos não vêm como sendo importante.
c.       Para nós, qual são os nossos valores? O que é mais importante? Será que a palavra de DEUS, o conhecimento e o testemunho (μαρτυριον marturion) tem sido para nós valores inegociaveis?

3. (vv.7) De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, i
a.       Quando nós permitimos que nossos valores sejam modificados, os dons começam a serem manifestos, de forma tal e plena que o Reino de DEUS começa a ser aguradado por todos que nos ouvem.
b.       Nós começamos a revelar quem é o SENHOR Jesus através de nossos atos. De nosso carater, e de nossa atitudes.
c.       Você já olhou pra alguém e pensou em Jesus? (contar a história do garoto e velhinho que reconheceram a Jesus um no outro).

4. (vv.8) o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. j
a.       A fé é uma caminhada co CRISTO, onde ele vai confirmando paulatinamente o seu compromisso conosco, não que isso já não tenha sido feito com sua morte, mas é que nosso coração vai aprendendo a ouvir e ver as confirmações do SENHOR.
b.       Vamos aceitando a submeter nossa vontade a vontade do SENHOR, de forma que vamos nos tornando irrepreensíveis, em qualquer tempo até a volta do SENHOR.
c.       Como está sua caminhada de fé? Você sente que cada dia a sua alma é confirmada no SENHOR? Você tem sentido mais segurança na sua fé?
5. (vv.9) Fiel é Deus, l  pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, m  nosso Senhor.[4]
a.       Paulo afirma que DEUS é fiel por isso fomos chamados a comunhão de Jesus. Como você vê essa afirmação de Paulo? Será que paulo tem razão?
b.       Como você tem visto a fidelidade de DEUS na sua vida?
c.       Como você tem visto a fidelidade de DEUS através de sua vida?

Hoje você tem comunhão com o SENHOR JESUS, e tem tido uma vida digna e abençoada. Porém você tem usado a sua vida e seus dons, que o SENHOR te deu, para abençoar outras pessoas? Como você que pode fazer isso?

---------------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 08 de maio de 2012


[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (2005; 2005). Bíblia de Estudo Nova Tradução na Linguagem de Hoje (1Co). Sociedade Bíblica do Brasil.
a.C. antes de Cristo
[2]Sociedade Bíblica do Brasil. (2005; 2005). Bíblia de Estudo Nova Tradução na Linguagem de Hoje (1Co). Sociedade Bíblica do Brasil.
h h 1.4 Em Cristo Jesus: Isto é, por meio de Cristo Jesus: Ver Rm 6.11, nota n.
i i 1.7 Cf. 1Co 15.23; Fp 3.20; 2Ts 1.7.
j j 1.8 Fp 1.6; 1Ts 3.13; 5.23. No Dia de nosso Senhor Jesus Cristo: Isto é, quando o Senhor Jesus Cristo regressar; ver Dia do Senhor na Concordância Temática.
l l 1.9 Cf. Dt 7.9; 1Ts 5.24.
m m 1.9 À comunhão de seu Filho Jesus Cristo: Ver Rm 6.11, nota n.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (1Co 1:9). Sociedade Bíblica do Brasil.
i i 1.7 Cf. 1Co 15.23; Fp 3.20; 2Ts 1.7.
j j 1.8 Fp 1.6; 1Ts 3.13; 5.23. No Dia de nosso Senhor Jesus Cristo: Isto é, quando o Senhor Jesus Cristo regressar; ver Dia do Senhor na Concordância Temática.
l l 1.9 Cf. Dt 7.9; 1Ts 5.24.
m m 1.9 À comunhão de seu Filho Jesus Cristo: Ver Rm 6.11, nota n.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (1Co 1:9). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Carlos Farias disse…
Essa mensagem é poderosa!

Postagens mais visitadas deste blog

FILTRE BEM, PARA NÃO RETER O MAL Pr Calede Santana

Porta nos céus

10 mulheres notáveis da Bíblia Pra Marilene Ribeiro

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos

DIA 07 INTERCESSÃO OFÍCIO SACERDOTAL DA IGREJA Pr. Raimundo Alves